A sua sanita perde água?

Um autoclismo com uma fuga de água significa desperdício. Um desperdício que pode chegar aos 0,13 litros por minuto, o que equivale a 70.000 litros/ano. Detectar estas fugas é essencial para um uso racional de água e uma redução do consumo.

Vamos ensinar a detectar a origem de uma fuga e como repará-la.

As fugas de água nos autoclismos geralmente são de 2 tipos:

→ Problema  na torneira de mecanismo

A acumulação de sujidade na membrana que está na válvula da torneira da entrada de água impede-a de funcionar correctamente. Isto acontece devido às impurezas que a água arrasta consigo e à falta de filtros na rede. Estas pequenas poeiras e resíduos alojam-se na membrana e impedem a válvula de fechar completamente o que origina a que  a entrada de água no tanque seja contínua (mesmo que pouca). Como forma de prevenção de transbordo de água no autoclismo, o mecanismo vai libertar o excesso de água para a sanita.

→ Problema no vedante

Pode haver perda de água para a sanita por desgaste do vedante que está no fundo do autoclismo, isto acontece porque provavelmente o vedante  está muito sujo ou endurecido devido à acção do calcário da água.

A colocação de blocos de desinfecção dentro do tanque também danificam estas borrachas, pelo que desaconselhamos o seu uso.


  • Como identificar qual o problema?

Soluções:

Se o problema se encontra na torneira do mecanismo desmonte-o seguindo as instruções e limpe a membrana com água corrente. Se a limpeza não resultar, o melhor é substituir a membrana.

Se o problema se encontra no vedante desmonte o corpo de mecanismo central, limpe o vedante e a parte do autoclismo em que este assenta. Se a limpeza não resultar, o melhor é substituir o vedante.


Em ambos os casos, se o problema persistir, deverá adquirir uma peça nova para o mecanismo correspondente.

Não se esqueça de identificar o seu modelo de sanita para saber qual a peça a comprar. Os mecanismos não são universais.

No  site técnico da Sanindusa estão disponíveis as instruções de montagem e manutenção de todos os mecanismos.

Em caso de dúvida contacte a marca.

Post relacionado: Como funciona um mecanismo?

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