De que cor devo pintar a minha casa de banho?

roda das cores pintura paredes casa de banho

Quando tomamos a decisão de redecorar a nossa casa de banho deveremos ter em conta diversos factores.

Um dos factores que por vezes esquecemos é o de pensar no efeito psicológico das cores que usamos na pintura da nossa casa de banho.

Todas as cores têm efeitos em nós que devemos levar em linha de conta quando nos decidimos a redecorar a nossa casa de banho.

Segue a listas das propriedades das cores para que possam adaptar a cor da vossa casa de banho à sua personalidade.

BRANCO

O branco é a reflexão total (oposto do preto) de todas as cores. Comunica uma sensação de ‘não me toques’. Branco é pureza e é uma cor que não compromete. Visualmente, o branco transmite uma elevada percepção do espaço. O efeito negativo do branco sobre cores quentes, é o facto de as fazer parecer extremamente coloridas.

Positivo Higiene, esterilidade, claridade, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência.

Negativo Esterilidade, frieza, barreiras, ausência de simpatia, elitismo.

AMARELO

O amarelo é, essencialmente, estímulo. A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do optimismo. Em demasia ou na tonalidade errada, pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e a ansiedade.

Positivo
Optimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade.

Negativo Irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio.

LARANJA

Sendo uma combinação de vermelho e amarelo, a cor laranja é estimulante e reactivo, combinando o físico e o emocional. Faz as nossas mentes concentrarem-se em questões de conforto físico – alimentos, calor, abrigo – e sensualidade. É uma cor ‘divertida’. Negativamente, centra as nossas atenções no oposto – a necessidade do que se perdeu. E demasiado cor-de-laranja sugere frivolidade e ausência de valores intelectuais sérios.

Positivo
Conforto físico, alimento, calor, segurança, sensualidade, paixão, abundância, divertimento.

Negativo
Privação, frustração, frivolidade, imaturidade.

VERMELHO

O vermelho parece estar mais próximo do que na realidade está, e por isso capta a nossa atenção. Produz um efeito físico uma vez que está provado que o vermelho aumenta a nossa tensão arterial. É estimulante, vivo e muito amigável! Mas, ao mesmo tempo, pode ser encarado como exigente e agressivo.

Positivo Coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica, estímulo, masculinidade, entusiasmo.

Negativo Desafio, agressão, impacto visual, perturbação.

ROSA

O rosa afecta-nos fisicamente mas acalma em vez de estimular. A cor rosa é, psicologicamente, uma cor poderosa. Representa o princípio feminino e a sobrevivência da espécie. No entanto, demasiado rosa é esgotante, em termos físicos e pode ser um tanto ou quanto desmasculinizante.

Positivo Tranquilidade física, alimento, calor, feminilidade, amor, sensualidade, sobrevivência da espécie.

Negativo Inibição, claustrofobia emocional, fraqueza física, desmasculinização (castração).

VIOLETA

O violeta leva a consciência a um nível de pensamento mais elevado, mesmo até a um nível espiritual. É altamente introvertida e encoraja a contemplação ou meditação profunda. Associa-se à realeza e geralmente comunica a mais elevada qualidade. Tem associações com o tempo, o espaço e o cosmos. A utilização excessiva do violeta pode trazer demasiada introspecção e a tonalidade errada pode transmitir algo de vulgar e de mau – muito mais rapidamente que outras cores.

Positivo Consciencialização espiritual, contenção, visão, luxo, verdade, qualidade, autenticidade.

Negativo Introversão, decadência, supressão.

AZUL

O azul é a cor da mente e é essencialmente tranquilizante. Azuis fortes estimulam pensamentos claros e os azuis suaves mais claros acalmam a mente e ajudam à concentração. É a cor da comunicação sem obstáculos. No entanto, pode ser também sentida como fria, com ausência de emoção e desagradável.

Positivo Inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frescura, reflexão, calma.

Negativo
Frieza, frivolidade, ausência de emoções, ausência de simpatia.

VERDE

O verde capta o olhar e como não precisa de ajuste é, por isso, uma cor tranquilizante. É a cor do equilíbrio – muito mais do que a maior parte das pessoas pode pensar. Quando o ambiente que nos rodeia contém muito verde, tal indica a presença de água e, consequentemente, um risco de fome diminuto – por isso, o verde tranquiliza-nos a um nível primário.

Positivo Harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental, equilíbrio, paz.

Negativo Aborrecimento, estagnação, malícia, enervamento.

CASTANHO

O castanho é geralmente constituído por vermelho, amarelo e grandes quantidades de preto. Consequentemente, tem muito da mesma seriedade do preto, apenas mais quente e mais suave. O castanho está associado à terra e ao mundo natural. É uma cor sólida e confiável e a maior parte das pessoas consideram-na uma cor que transmite apoio de uma forma serena – mais positivamente do que o preto que é mais supressor do que apoiante.

Positivo Seriedade, calor, natureza, terra, fiabilidade, apoio.

Negativo Ausência de humor, peso, falta de sofisticação.

PRETO

Preto é a junção de todas as cores – totalmente absorvidas. O preto cria barreiras de protecção, uma vez que absorve toda a energia que vem na sua direcção e cobre a personalidade. Positivamente, comunica clareza absoluta, sofisticação e excelência sem cedências. Cria uma percepção de peso e de seriedade. O preto é essencialmente uma ausência de luz e pode, por isso, ser assustador.

Positivo Sofisticação, “glamour“, segurança, segurança emocional, eficiência, substância.

Negativo Opressão, frieza, peso.

CINZENTO

O cinzento puro é a única cor que não possui propriedades psicológicas directas. No entanto é bastante supressora. Uma ausência virtual de cor é deprimente e quando o mundo se torna cinzento, somos instintivamente condicionados a introvertermo-nos e a prepararmo-nos para a hibernação (o sono do Inverno). A menos que a tonalidade seja a correcta, o cinzento tem um efeito humidificante sobre as outras cores utilizadas em conjunto com ele. A utilização massiva de cinzento indica geralmente falta de confiança e medo da exposição.

Positivo Neutralidade psicológica.

Negativo Falta de confiança, humidade, depressão, hibernação, falta de energia.

Adaptado de dyrup

Anúncios

Etiquetas: , ,


%d bloggers like this: